Quem é o sucessor de Centeno nas Finanças? João Leão, o secretário de Estado do Orçamento, é o nome mais provável
Centeno está de saída do Governo e o novo ministro é o mais discreto dos secretários de Estado: João Leão.
É um dos tabus da política portuguesa: quem vai ser o próximo ministro das Finanças, o sucessor de Mário Centeno, que sairá a seguir à aprovação do Orçamento Suplementar. E o nome mais provável é provavelmente o mais surpreendente, pelo menos para o grande público. João Leão, o discreto secretário de Estado do Orçamento de Centeno.
Há pelo menos duas explicações para esta escolha, uma política e outra técnica: O primeiro-ministro António Costa faz uma avaliação muito positiva de João Leão (o mesmo já não sucede em relação ao número dois das Finanças, o secretário de Estado-Adjunto Mourinho Félix) e, por outro lado, quer um ministro de perfil baixo, o que encaixa com as características do secretário de Estado que não gosta de dar entrevistas nem de aparecer.
Costa quer dar prioridade à economia, e quer fugir à discussão sobre a austeridade e cativações num momento em que a economia vai afundar e será necessário criar confiança nos agentes económicos. Prefere, por isso, manter Pedro Siza Vieira como ministro de Estado e da Economia. Aliás, o próprio ministro, em entrevista ao ECO, garante que mão será ministro das Finanças, e quer continuar focado na coordenação da política económica do Governo.
Nota: Este texto foi enviado aos assinantes do ECO Insider ao fim da tarde de sexta-feira, dia 5 de junho