O ECO Insider está a chegar...

Uma newsletter que é muito mais do que isso, é um jornal online semanal exclusivo, com os bastidores das notícias.

A partir da próxima sexta-feira, às 15h30, e todas as semanas, vai receber o ECO Insider na sua caixa de correio eletrónica. Não será apenas um resumo da semana ou a antecipação do que será a seguinte. Será uma newsletter com informação. Aquela que não se sabe, os bastidores das empresas, negócios, da economia e da política. Com opinião, com entrevistas, com análise, com vídeos e gráficos. Com o país e com o mundo. Será, na verdade, um jornal semanal online dentro de outro jornal online, o ECO, que não poderá deixar de ler. E exclusivo para assinantes. Porquê?

O ECO Insider não vai ter publicidade, não vai ter anúncios ou ‘banners’, mas vai ter jornalismo. E se o jornalismo custa dinheiro, o jornalismo independente custa ainda mais dinheiro, por isso esta newsletter será reservada a assinantes, por cinco euros por mês, 50 euros por ano. É um contributo para garantir um jornalismo independente, e exigente. Este é o preço-base da subscrição, e se o fizer até ao final de fevereiro, vai ter o estatuto de ‘Assinante Fundador’.

O QUE É QUE ISSO QUER DIZER? JÁ LÁ VAMOS (mas leia primeiro esta guia de apresentação do ECO Insider).

O ECO nasceu em outubro de 2016, afirmou-se como um jornal económico online de referência, independente, irreverente, inovador. De ‘breaking news’, mas também de ‘unbreaking news’, como as Reportagens, os Especiais, os Descodificadores ou o nosso fact-checker, o ‘Prova dos 9’. Com Opinião e com um Manifesto editorial transparente e sem ambiguidades:

O ECO é um jornal económico online para os empresários e gestores, para investidores, para os trabalhadores que defendem as empresas como centros de criação de riqueza, para os estudantes que estão a chegar ao mercado de trabalho, para os novos líderes. O ECO é contra um Estado que olha para as empresas e cidadãos como ‘culpados’ até prova em contrário. Num novo mundo digital, estaremos mais próximos de todos os leitores, também na linguagem, mais coloquial sem perder o rigor e a credibilidade. Nos novos espaços mediáticos. O ECO estará onde estiverem os leitores e será também escrito por eles.

O ECO tem pouco mais de dois anos. Assumimos um compromisso com os leitores, o de cumprirmos a missão de vigilância dos poderes públicos e privados, na defesa de uma economia mais produtiva, mais concorrencial, mais competitiva, mais justa, com igualdade de oportunidades. Cumprimos. Estamos a cumprir. E, ao ECO, juntamos a Advocatus, um site e uma revista especializada de advocacia de negócios que junta os advogados aos empresários e gestores.

Mas não só. Já viu o ECO24, um programa semanal de economia e negócios em parceria com a TVI24? Por lá (e por cá) já passaram dos mais relevantes decisores do país, o primeiro dos quais foi Alexandre Soares dos Santos, o patriarca do grupo Jerónimo Martins. E também gestores como Paulo Macedo, Filipe Botton e António Mota ou o ministro Pedro Siza Vieira e a economista Teodora Cardoso.

E as conferências e eventos com a marca ECO e que são centros de discussão dos temas mais relevantes da economia portuguesa. Por exemplo, o último dos quais o ECOfin, que juntou três antigos ministros.

Também publicámos diariamente, em formato de newsletter, o ECO Login e o ECO Logout, enviados (ainda) gratuitamente para o email dos nossos leitores, além de newsletters semanais por áreas como a tecnologia, as finanças pessoais, o empreendedorismo e os fundos comunitários. São um guia indispensável do dia, o que vai ser e o que foi. Queremos ir mais longe. O ECO Insider vai ser um jornal online semanal, um valor acrescentado do ECO, para ler e guardar ao longo do fim de semana, no seu telemóvel, no seu tablet, também no seu computador. E com rubricas fixas:

  1. Com os bastidores das notícias, porque um jornal não se faz sem elas. As que já são e as que vão ser, porque tempo é dinheiro. E com o que as explica, justifica e enquadra.

  2. Com opinião (curta) dos nossos colunistas regulares, e dos que não são regulares.

  3. Com entrevistas rápidas (três perguntas apenas).

  4. Com a agenda da semana seguinte, nacional e internacional, comentada.

  5. Com curadoria, com o que não pode perder de outros jornais, nacionais e internacionais.

  6. … e com novas rubricas, que provocam e fazem pensar.

O ECO faz escolhas, o ECO Insider levará este princípio ainda mais longe. O primeiro compromisso - o mais importante - é com a verdade perante os nossos leitores. Não é com a neutralidade, nem com a objetividade jornalística, simplesmente porque não existem. No ECO Insider (também) vamos assumir posições, em editoriais devidamente identificados, uma visão económica e política (não partidária) do país e do mundo.

Queremos ser úteis, a nossa missão é fiscalizar, é desempenhar o papel de ‘watchdog’. E não só. Queremos ser uma ferramenta de trabalho no seu processo de decisão pessoal e profissional. Uma decisão será tanto mais acertada quanto maior for o nível de informação, sobretudo em qualidade e em tempo útil. Antes de todos os outros.

Queremos também a sua contribuição. Publicaremos os contributos mais relevantes dos leitores (numa versão editada) e seguiremos as pistas que nos deixarem aqui no ECO Insider. Para construir uma comunidade.

É para si que trabalhamos todos os dias, para lhe levar a melhor informação no ECO.pt. Faremos o mesmo aqui no ECO Insider.

E agora, como vai ser?

A primeira edição do ECO Insider, a da próxima sexta-feira, será gratuita. Queremos que experimente. E que perceba as vantagens de assinar esta newsletter, este ‘jornal online semanal’. Na semana seguinte, será enviada apenas para os leitores que subscreverem o ECO Insider. E se o subscrever nas primeiras quatro semanas, até ao final de fevereiro, vai ter o estatuto de ‘Assinante Fundador’ do ECO Insider.

O QUE É QUE ISSO QUER DIZER, AFINAL?

  • O ‘Assinante Fundador’ poderá enviar um texto de opinião para publicação no site do ECO na semana seguinte (limitado a um texto por cada ano e subordinado à avaliação e decisão editorial).

  • O ‘Assinante Fundador’ será também ‘convidado VIP’ de iniciativas e eventos como o ECO Talks - um encontro exclusivo e restrito one-to-one com decisores económicos, políticos e empresariais -, e outros formatos, como a conferência ‘New Money’ e a ‘Advocatus Summit’, por exemplo.

  • O ‘Assinante Fundador’ receberá um acesso digital gratuito às revista Advocatus (advocacia de negócios) e Pessoal (gestão de recursos humanos).

É o compromisso que lhe pedimos, e o empenhamento, na defesa do jornalismo independente, com a marca do ECO, só possível se for sustentável económica e financeiramente.

Tenham uma boa semana, passem pelo ECO.pt ou até sexta-feira no ECO Insider.

António Costa

Publisher do ECO